História & Cinema


Espaço dedicado para apresentarmos algumas dicas de filmes que poderão ser úteis para as aulas de História.

O último rei  (The last king). Baseado Em Fatos Reais, O filme acontece durante a guerra civil e 1206 na Noruega. Com a ajuda de um grupo rebelde o rei luta pela sua sobrevivência contra a Igreja, que almeja assumir o trono. Em seu leito de morte antes de ser deposto, o rei descobre o nascimento de um filho ilegítimo, Hakon Hakonsson. O único herdeiro do trono, o qual metade do reino deseja a sua morte. Dois integrantes do grupo de rebeldes são nomeados guardiões do pequeno herdeiro e precisam cruzar uma perigosa jornada para proteger o futuro rei da Noruega. Ação. Ano: 2016. País: Noruega. Tempo: 95min.


Milada. Ela lutou pela liberdade do seu paísà custa de sua própria vida. Milada Horakova era defensora dos direitos humanos e lutou contra tudo e todos para defender suas crenças na Checoslováquia comunista. Ano: 2017. Tempo: 2h10min. Drama. Filme biográfico.







O Massacre em Guernica. Durante a Guerra Civil da Espanha, em 1937, o destino do jornalista americano Henry se cruza com o de Teresa, uma censora da República cada vez mais indignada com as restrições sobre o que os correspondentes podem noticiar. Retrata o ataque aéreo alemão sobre a cidade espanhola Guernica. Blitzkrieg ou guerra-relâmpago é uma tática militar em nível operacional que consiste em utilizar forças móveis em ataques rápidos e de surpresa, com o intuito de evitar que as forças inimigas tenham tempo de organizar a defesa, foi um ensaio para a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). O filme aborda o bombardeio realizado pela força aérea alemã ao País Basco durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939), ocorrido no dia 26 de abril de 1937. George Steer foi um repórter britânico natural da África do Sul, cujo relato sobre o episódio serviu de inspiração para Pablo Picasso, o pintor do famoso quadro Guernica. Durante a Guerra Civil Espanhola, os rebeldes nacionalistas, militares, lutaram contra os republicanos pelo controle da Espanha. A Alemanha de Hitler se envolveu na guerra, enviando aviões para bombardear Guernica, um centro dos separatistas bascos, onde se concentravam muitos republicanos. Com o fim do confronto, e a vitória dos nacionalistas, foi instaurada a ditadura do general Francisco Franco, consolidando a vitória dos fascistas. Esta ditadura durou até 1975, ano da morte de Franco. País: Espanha. Ano: 2016. Romance/Filme de guerra. Duração: 1h 50m


Os Últimos das Filipinas. (Los ultimos de Filipinas)
O filme aborda o cerco de Baler ocorrido em 1898 numa cidade nas Filipinas sob domínio Espanhol por 4 séculos que agora encontra-se sob domínio dos EUA (que na mesma época também estava conquistando Cuba e Porto Rico que também pertenciam ao Império Espanhol). No verão de 1898, na pequena aldeia costeira de Baler, na ilha filipina de Luzon, um grupo de soldados espanhóis estavam lutando contra um grupo de insurgentes nativos. Liderado pelo coronel Enrique de las Morenas (Eduard Fernández) e o tenente Martín Cerezo (Luis Tosar), os cinquenta combatentes sofrem um cerco e forçado a refugiar-se na igreja da vila. Resistindo por quase um ano, estes militares permaneceram em estado de sítio, sem rendição, convencido de que a guerra nas Filipinas ainda não tinha terminado. Apesar de várias advertências por parte do governo espanhol e os próprios ilhéus, os soldados ficaram imóveis à descrença sobre a transferência da ilha para os Estados Unidos da América. Com a assinatura do Tratado de Paris firmado entre Espanha e os Estados Unidos finalmente colocou formalmente fim a guerra  entre os dois países, sendo que a Espanha cedeu a soberania sobre as Filipinas para os Estados Unidos. Devido a isso, os sitiados em Baler ficaram conhecidos como 'os últimos das Filipinas'.Ano: 2016. País: Espanha. Duração: 128 min. Drama/Filme de guerra.


Dançarino do deserto (Desert Dancer). Afshin Ghaffarian (Reece Ritchie) é um iraniano rebelde que desafia as leis e ignora o clima constantemente tenso fazendo aquilo que mais gosta: dançar. Ele forma uma companhia clandestina com amigos próximos e ensaia em casa assistindo vídeos de Michael Jackson, Pina Bausch e Gene Kelly na internet. Como dançar em público é proibido no país, ele planeja uma performance do grupo no meio do deserto. Ambientado no Irã pós Revolução. País de origem: Reino Unido. Ano: 2015. Duração: 104 min. Drama, Biografia. Baseado na história real de Afshin. Atualmente vive na França e é formado em dança. Sua Companhia apresenta-se por toda a Europa. Ambientado no período eleitoral no qual foi reeleito Mahmud Ahmadinejad. O então presidente Mahmoud Ahmadinejad disputou as eleições presidenciais iranianas de 2009. Seu principal oponente foi Mir Houssein Mousavi, ex-primeiro-ministro conservador moderado, ficou com 33,75% dos votos. Apesar das denúncias de irregularidades, pouca coisa foi apurada, ficando a vitória para ele no primeiro turno, com 62,63% dos votos. A oposição denunciou as fraudes, mas o governo sufocou os protestos com prisões e mortes, sobretudo em Teerã (Capital do país) e em outras grandes cidades, onde grande parte da população manifestou seu apoio à oposição, sendo que muitas das manifestações terminaram em confrontos diretos com a polícia e com as milícias islâmicas Basij.




Trem noturno para Lisboa (Night Train to Lisbon). Raimund Gregorius (Jeremy Irons), afetuosamente chamado de "Mundus" por seus alunos, é um professor de latim do ensino médio e um especialista em línguas antigas. Sua vida é transformada depois de um encontro misterioso com uma jovem portuguesa na antiga ponte de Kirchenfeld, na bela cidade suíça de Berna - ele consegue impedir que salte para a morte nas águas geladas do rio. Raimund fica intrigado, mas a mulher desaparece, deixando seu casaco para trás. Dentro de um bolso, ele descobre um livro de um médico português chamado Amadeu de Prado, com uma passagem de trem no miolo. Ele decide usá-la espontaneamente, partindo para uma jornada de aventura em Lisboa. Enquanto procura pelo autor, Raimund revista um capítulo sombrio da história do país e desvela um trágico triângulo amoroso. Ele é atraído para dentro de um misterioso quebra-cabeça, onde os riscos são extremamente altos, cheio de intrigas políticas e emocionas. Relembra o governo de Salazar (Estado Novo) em Portugal. Por fim, sua jornada transcende o tempo e o espaço, tocando questões da história, da filosofia e da medicina, encontrando o amor e evoluindo para uma busca libertadora pelo verdadeiro sentido da vida.Data de lançamento: 2013. Tempo: 1h50min. Drama, Romance, Suspense. Nacionalidade: EUA, Suíça, Alemanha. Europa Filmes.




O Doador de Memórias (The Giver). Quando não há memórias, a liberdade é apenas uma ilusão. Em mundo perfeito, onde não há mais guerras, racismo, tristezas ou doenças, todos são membros de uma comunidade e são encarregados de uma função específica. Aos 18 anos de idade, Jonas é selecionado para ser o novo Receptor de Memórias da sua comunidade, uma pessoa que tem a missão de guardar todas as memórias, indesejáveis ou não, do passado e tristezas dos habitantes. Contudo, diante dessas novas descobertas, Jonas se vê em meio a difíceis situações e escolhas, descobrindo que tal utopia, é uma verdadeira distopia. Um filme de ficção científica e drama dirigido por Phillip Noyce e produzido pela Walden Media. Estreou nos cinemas dos Estados Unidos em agosto de 2014 e no Brasil em setembro do mesmo ano. O filme é baseado no livro "O Doador" (de 1993), escrito por Lois Lowry. É o primeiro dos quatro livros chamados de “O quarteto o Doador”. Duração: 105 min. Ano: 2014. País: Estados Unidos.  Aventura, drama, ficção científica.



O filme 1492: A Conquista do Paraíso (155 min.), dirigido por Ridley Scott no ano de 1992, narra as viagens de Cristóvão Colombo e a conquista da América e sua colonização.










Mauá - O imperador e o Rei (132 min. - 1999), com direção de Sérgio Rezende, é uma representação da história do empreendedor gaúcho conhecido como Barão de Mauá, Irineu Evangelista de Souza (1813-1889). Possibilita uma análise sobre a poder e economia e suas relações no período do Brasil Império.







O Filme Narradores de Javé (lançamento 2003), dirigido por Eliane Café oferece a possibilidade de discutirmos diversas questões importantes para a História. Entre algumas destas, destaco a importância da oralidade X escrita; a preservação da memória, os mitos e suas representações. Um belo filme, vale a pena assistir. 

Ficha técnica:
Gênero: Comédia.
Duração: 100 min.
Lançamento: Brasil, 2003.
Distribuição: Lumières e Riofilme.




O filme Joana D'Arc (139 min. - 1999 - Canadá) se passa num tempo de guerra, fome e medo, no qual uma camponesa mudou o destino de uma nação. Joana (Sobieski) é um exemplo de liderança coragem e fé. Uma garota, de apenas 19 anos, que inspirou e liderou um exército de homens em uma das guerras mais sangrentas da história. Ela dizia ser guiada pela voz de Deus e pagou um alto preço por defender sua fé. Existem muitos filmes sobre Joana D'Arc. A história da jovem guerreira que lutou na Guerra dos Cem Anos (Inglaterra X França). Aborda a Idade Média e seus conflitos - guerra, política, poder, religião.

O Incrível exército de Brancaleone (1966 - 116 min. - Comédia) é uma sátira da vida militar medieval (Cavalaria). No ano 1.000 D.C., um bravo cavaleiro parte da França para tomar posse de suas terras. No caminho, ele é assaltado e assassinado por um bando de foras-da-lei que, de posse da escritura, decidem pegar por si o terreno. Para isso, eles precisam de alguém que finja ser o cavaleiro e acabam encontrando a pessoa perfeita no atrapalhado Brancaleone. Começa aí uma incrível aventura, onde Brancaleone e seus homens enfrentam os mais diversos perigos: a peste negra, os sarracenos, os bizantinos, resultando em um dos filmes mais divertidos e criativos do cinema até hoje.



Tristão e Isolda (2006 - EUA - 126 min.). Na Europa da Idade Média as tribos lutam pelo poder, logo após a queda do império romano. Tristão (James Franco) teve toda sua família assassinada por conspiradores, que tinham o objetivo de impedir os planos de seu pai para unificar a Inglaterra. Adotado pelo tio, Lorde Marke (Rufus Sewell), Tristão cresce e se torna seu maior guerreiro. Imbuído do desejo em seguir os planos do pai, ele é ferido em combate e considerado morto, sendo jogado ao mar em um enterro viking. Porém é resgatado por Isolda (Sophia Myles), por quem se apaixona. O casal troca juras de amor, mas não revela seus nomes. Após se recuperar ele retorna à sua terra, sem saber que seu amor é a filha de Donnchadh (David O'Hara), o rei da Irlanda e também seu principal inimigo. Mas o destino fará com que se encontrem novamente, quando Donnchadh organiza um campeonato de lutas até a morte e promete como prêmio a mão de sua filha.



O nome da Rosa (1986 - 130 min. - Ficção) já é um clássico. Aborada a Igreja Medieval. Baseado na obra de mesmo nome de Umberto Eco (escritor italiano). Representa a vida de um mosteiro medieval e o cotidiano dos monges. Aborda a inquisição e o conhecimento na Idade Média. Em 1327 William de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano, e Adso von Melk (Christian Slater), um noviço que o acompanha, chegam a um mosteiro no norte da Itália. William de Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro. William de Baskerville começa a investigar o caso, que se mostra bastante intrincando, além dos mais religiosos acreditarem que é obra do Demônio. William de Baskerville não partilha desta opinião, mas antes que ele conclua as investigações Bernardo Gui (F. Murray Abraham), o Grão-Inquisidor, chega no local e está pronto para torturar qualquer suspeito de heresia que tenha cometido assassinatos em nome do Diabo. Considerando que ele não gosta de Baskerville, ele é inclinado a colocá-lo no topo da lista dos que são diabolicamente influenciados. Esta batalha, junto com uma guerra ideológica entre franciscanos e dominicanos, é travada enquanto o motivo dos assassinatos é lentamente solucionado.



O filme Marco Polo (165 min. - 2007- EUA) é um filme de aventura. Acompanhado do pai e de um tio, aventureiro passa por inúmeras regiões, como a Ásia Central e o Deserto de Gobi, até alcançar a corte do imperador da China, que se revela um curioso pelo cristianismo e outros elementos do mundo ocidental.  Marco Polo pode servir para relacionar literatura e história, imaginários, diversidade cultural. Retrata a viagem feita ao Oriente (China). 





Uma mulher contra Hitler (2005 - Alemanha - 117 min.), do diretor Marc Rothemund, aborda um tema pouco discutido quando estudamos a II Guerra Mundial, alemães que se opuseram ao regime nazista. Destaca a participação de jovens estudantes no grupo Rosa Branca que tentou  alertar para a ameaça do avanço da ideologia nazista na Alemanha. Em Munique, um grupo de jovens universitários usa a resistência como forma de conter a máquina de guerra nazista, nascendo o Rosa Branca. A única mulher que participa do grupo é Sophie Scholl (Julia Jentsch). Enquanto distribuíam panfletos Sophie e seu irmão, Hans (Fabian Hinrichs), são presos. Os dias que se seguem são de intensos interrogatórios conduzidos pelos oficiais da Gestapo, nos quais ela tenta proteger a qualquer custo os membros da organização. 




O filme A Missão (121 min.) de 1986 representa da destruição das missões jesuíticas na América do Sul e o massacre dos povos guarani pelos soldados portugueses e espanhóis que disputavam a região no século XVIII.









O filme O Grande ditado (lançado em 1940 nos EUA), de Charles Chaplin pode ser definido como uma comédia dramática e apresentando um sátira crítica. Faz uma sátira dos regimes políticos do período, o nazismo e o fascismo. Aproveitando o momento vale a pena ver também outro filme de Charles Chaplin - Tempo Modernos -  que aborda o fordismo.







Guerra de Canudos é um filme brasileiro de 1997, dirigido por Sérgio Rezende. Representa a Guerra de Canudos e seu líder Antônio Conselheiro, movimento social e religioso que ocorreu no início da República no Brasil. O exército brasileiro destruiu o arraial de Belo Monte entre os anos de 1896 e 1897. Um filme que pode contribuir para um estudo dos movimentos sociais brasileiros destacando os de caráter sóciorreligiosos ou messiânicos. 





Giordano Bruno (114 min.) é um filme de 1973 que representa a vida do religioso Giordano Bruno, que também era matemático, astrônomo e filósofo. Por defender suas ideias que discordavam das ideais e dogmas da Igreja Católica no período foi condenado e executado na fogueira pela Inquisição. 








Lutero (112 min.), lançado em 2003, é um filme que aborda a reforma protestante e seu principal personagem Martinho Lutero (1483–1546). Sobrevivendo a uma tempestade, na qual quase foi atingido por um raio, dedicou sua vida a Igreja. Ingressou num monastério e tornou-se monge (1505). Viveu atormentado pelas práticas da Igreja Católica da época. Ao pregar as 95 teses na porta da Igreja, a situação ficou tensa. Foi exigido que se redimisse publicamente, fato que foi recusado por Lutero. Foi preso e excomungado pela Igreja. Temos assim o nascimento do Protestantismo. 



O filme Olga (141 min.) de 1994, teve a direção de Jayme Monjardim apresenta a vida de Olga Benário com toda sua luta pelos seus ideais. Possibilita uma leitura e discussão do período de 1930 e 1940, tanto no que diz respeito ao Brasil (Era Vargas) e mundo (2ª Guerra Mundial).








Tempo de Glória (1989 – EUA, 110 min.), dirigido por Edward Zwick, é um drama e se passa durante a Guerra Civil nos EUA (Guerra de Secessão 1861-1865). Líderes civis e militares do Norte decidem criar o primeiro regimento negro dos EUA. Comandados por um oficial branco, os homens do 54º Regimento de Massachusetts, lutam pela liberdade e pela cidadania, arriscando suas vidas em batalhas sangrentas. Ao longo da guerra, os negros vão conquistando o lugar de verdadeiros soldados, até serem reconhecidos como heróis.






Daens (1993 - 132 min.), dirigido por Stijn Coninx, é um drama que conta a história do padre belga Adolf Daens, que se destacou na luta pelos direitos dos trabalhadores na passagem do século XIX para o XX na Bélgica. Naquela época, as tecelagens do norte da Bélgica decidiram substituir os operários por mulheres e crianças, pois estes recebiam salários mais baixos, conseguindo desse modo fazer frente à concorrência da indústria inglesa. Era o caso da cidade de Aalst, local para onde o padre Daens foi designado. Padre Daens ficou impressionado com a miséria e deu início a um movimento de protesto em defesa dos direitos dos trabalhadores.


Chove sobre Santiago (1976), dirigido por Helvio Soto, aborda a temática da ditadura no Chile. Quando Salvador Allende, um político de esquerda, se tornou presidente do Chile, forças do interior e do exterior do país, incluindo a própria CIA americana, conspiraram para desencadear a sua destituição. Em 11 de setembro 1973, ocorreu o golpe de estado que custou a vida a Allende e a instauração da ditadura naquela país. 






O filme Germinal (1993 – 170 min.) é um drama baseado na obra de Émile Zola. Retrata o processo de gestação e maturação de movimentos grevistas e de uma atitude mais ofensiva por parte dos trabalhadores das minas de carvão do século XIX na França em relação à exploração de seus patrões. Pode ser útil para discutir sobre a Revolução Industrial, a relação entre burguesia e proletariado e também sobre os primeiros movimentos grevistas ocorridos no final do século XIX e por fim abordar o socialismo. 





 O Show de Truman (1998 – EUA – 102 min.), dirigido por Peter Weir, retrata a vida do pacato vendedor de seguros (Jim Carrey) que tem sua vida virada de cabeça para baixo quando descobre que é o astro, desde que nasceu, de um show de televisão dedicado a acompanhar todos os passos de sua existência. Pode ser útil para discutir o papel da comunicação, da indústria cultural, os atuais Reality Show, ética. 







O filme Danton – o processo da revolução (1982 – 130 min.- Drama),  com direção de Andrzej Wajda, aborda a França no século XVIII. Na primavera de 1794, Danton (Gérard Depardieu) retorna a Paris e constata que o Comitê de Segurança, sob a incitação de Robespierre, inicia várias execuções em massa. O povo, que já passava fome, agora vive um medo constante, pois qualquer coisa que desagrade o poder é considerado um ato contrarrevolucionário. Nem mesmo Danton, um dos líderes da Revolução Francesa, deixa de ser acusado. Os mesmos revolucionários que promulgaram a Declaração de Direitos do Homem implantaram agora um regime onde o terror impera. Confiando no apoio popular, Danton entra em choque com Robespierre, seu antigo aliado, que detém o poder. O resultado deste confronto é que Danton acaba sendo levado a julgamento, onde a liberdade, a igualdade e a fraternidade foram facilmente esquecidas. O filme possibilita abordar alguns temas, tais como a Revolução Francesa, o Terror Jacobino, o Comitê de Segurança.



Adeus Leni (2003 - Alemanha - 118 min.). Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner (Katrin Sab) passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander (Daniel Brühl), temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa lhe prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos. Enquanto a Sra. Kerner permanece acamada, Alex não tem muitos problemas, mas quando ela deseja assistir à televisão ele precisa contar com a ajuda de um amigo diretor de vídeos.



 Um grito de liberdade (1987 - 157 min.), direção de Richard Attenbourough, é um filme denúncia, onde o horror do Apartheid levou a morte, prisões e torturas milhares de negros na África do Sul. Stephen Biko está entre uma dessas vitimas. Ativista revolucionário, Biko foi morto em fins dos anos setenta, justamente porque a elite branca e racista sul-africana não poderia contê-lo em argumentos.







Amém (2001 - 130 min.). Kurt Gerstein (Ulrich Tukur) é um oficial do Terceiro Reich que trabalhou na elaboração do Zyklon B, gás mortífero originalmente desenvolvido para a matança de animais mas usado para exterminar milhares de judeus durante a 2ª Guerra Mundial. Gerstein se revolta com o que testemunha e tenta informar os aliados sobre as atrocidades nos campos de concentração. Católico, busca chamar a atenção do Vaticano, mas suas denúncias são ignoradas pelo alto clero. Apenas um jovem jesuíta lhe dá ouvidos e o ajuda a organizar uma campanha para que o Papa (Marcel Iures) quebre o silêncio e se manifeste contra as violências ocorridas em nome de uma suposta supremacia racial.


Ana e o Rei (1999 - 147 min.). Em 1860, a inglesa Anna Leonowens (Jodie Foster), viúva, viaja até o Sião para ser tutora dos 58 filhos do Rei Mongkut (Chow Yun-Fat). Divergências, choque de culturas e até o início de um romance marcam o relacionamento entre Anna e Mongkut.









Escritores da Liberdade (122 min. - 2007). Adolescentes criados no meio de tiroteios e agressividade, e a professora que oferece o que eles mais precisam: uma voz própria. Quando vai parar numa escola corrompida pela violência e tensão racial, a professora Erin Gruwell combate um sistema deficiente, lutando para que a sala de aula faça a diferença na vida dos estudantes. Agora, contando suas próprias histórias, e ouvindo as dos outros, uma turma de adolescentes supostamente indomáveis vai descobrir o poder da tolerância, recuperar suas vidas desfeitas e mudar seu mundo. Escritores da Liberdade é baseado no aclamado best-seller O Diário dos Escritores da Liberdade.


Prova de Fogo (1995 - 106 min. Drama/Guerra), dirigido por Robert Markowitz. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Força Aérea americana forma o primeiro esquadrão de pilotos negros. Baseado numa história real. Em 1943, os alemães estão vencendo a Segunda Guerra Mundial e os EUA sofrem perdas terríveis no Exército e na Força Aérea. Quatro jovens pilotos são reunidos pelo desejo de servirem seu país, mas por serem negros não são muito bem-vindos na Força Aérea americana. Além das brutais exigências naturais ao treinamento e as perigosas missões que eles têm pela frente, os chamados "Tuskegee Airmen" querem provar para a nação que coragem e talento não se define pela cor da pele.



12 Anos de Escravidão é baseado na inacreditável verdadeira história de um homem que luta por sobrevivência e liberdade. Na época pré Guerra Civil dos Estados Unidos, Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um homem negro livre do norte de Nova York, é sequestrado e vendido como escravo. Diante da crueldade (personificada por um dono de escravos desumano, interpretado por Michael Fassbender e de gentilezas inesperadas, Solomon luta não só para se manter vivo, mas também para manter sua dignidade. No décimo segundo ano de sua odisseia inesquecível, Solomon encontra casualmente com um abolicionista canadense (Brad Pitt), que muda sua vida para sempre. Adaptação da autobiografia escrita por Solomon Northup em 1853, um homem livre que foi enganado e se tornou escravo por doze anos.



1917. Durante a 1ª Guerra Mundial os americanos se uniram aos franceses e britânicos para ajudar a combater os exércitos alemães. Um batalhão americano comandado pelo major Charles White Whittlesey (Rick Schroder), que apesar de ter a patente de major não era um militar e sim um advogado, se vê em sérias dificuldade em 1918, na França, mais exatamente no setor Meuse-Argonne. Robert Alexander (Michael Brandon), o general que comandava os batalhões na região, queria tanto ocupar aquele setor que aceitava o fato de que um ataque naquelas condições provocaria várias baixas. Whittlesey considerava isto um total suicídio, mas o general lhe promete apoio e diz que tropas francesas vão apoiar os flancos. Só que o general não deu apoio a Whittlesey e não haviam tropas francesas ali, o que faz com que os americanos logo fiquem cercados pelos alemães.



Ambientado no ápice da Primeira Guerra Mundial, PASSCHENDAELE conta a história do Sargento Michael Dunne (Paul Gross), um soldado brutalmente ferido na França, que retorna para Calgary emocionalmente e fisicamente traumatizado. No hospital militar em Calgary, ele conhece Sarah (Caroline Dhavernas), uma misteriosa e atraente enfermeira pela qual se apaixona. Quando David (Joe Dinicol), o irmão mais novo e asmático de Sarah, se alista para lutar na Europa, Michael sente-se obrigado a voltar para lá e protegê-lo. Michael e David, como milhares de canadenses, são enviados para a terceira batalha de Ypres, uma batalha contra obstáculos impossíveis, comumente conhecida por Passchendaele . Esta é uma história de paixão, coragem e dedicação, mostrando o heroísmo daqueles que lutaram na guerra e de todos os que os amaram.
Observação: fique atento para o cenário da cidade no início do século XX, os automóveis, as máquinas de registros, as aulas de medicina (palestra do médico), armas de guerra, trincheiras, cenário europeu devastado pela guerra, o preconceito contra canadenses de origem germânica (Enfermeira). O Canadá na guerra.



(Pathfinders: In the Company of Strangers - 2011).
Título em português: Desbravadores. A verdadeira história dos desbravadores americanos, os paraquedistas voluntários que executaram a tarefa de cair em terras da França 30 minutos antes da invasão da Normandia, abrindo caminho com equipamentos de navegação necessários para orientar o ataque principal no Dia D.
Observação: fique atento para  forma como é demonstrado o soldado alemão (raivoso,  sem coração, impiedoso) e o norte-americano (sentimental com o corpo do inimigo alemão, humanitário). 




Em 15 de agosto de 1944, o 517º Regimento de paraquedistas salta sobre o sul da França. Sua missão é proteger as tropas aliadas que marchavam para Berlim. Eles caem sob ataque imediato. Em seu esforço para cumprir os objetivos e proteger sua unidade, três paraquedistas perdidos se depararam com um grupo da resistência francesa e decidem ajudar a libertar os guerrilheiros presos.




Durante o final da Segunda Guerra Mundial, um grupo de cinco soldados americanos é encarregado de atacar os nazistas dentro da própria Alemanha. Apesar de estarem em quantidade inferior e terem poucas armas, eles são liderados pelo enfurecido Wardaddy (Brad Pitt), sargento que pretende levá-los à vitória, enquanto ensina o novato Norman (Logan Lerman) a lutar.




Stalingrado: a batalha final(Filme de 1993). Segunda Guerra Mundial, 1942. O filme traz um retrato da Batalha de Stalingrado, uma das mais sangrentas da história. Um pelotão alemão avança em território soviético. A história é centrada em quatro soldados alemães e através deles são mostrados os horrores da guerra, o medo, a esperança e todas as emoções dos combatentes envolvidos.








Em 1943, o líder condecorado Rolf Steiner (James Coburn) é promovido a sargento após outra missão bem sucedida, enquanto o arrogante capitão Hauptmann Stransky (Maximilian Schell) torna-se o novo comandante de sua equipe. Após uma batalha sangrenta contra as tropas russas, o covarde Stransky, que não liderou o pelotão, clama que ele comandou o grupo após a morte do verdadeiro tenente que tomou a frente, e pede a condecoração da Cruz de Ferro para satisfazer suas ambições e sua família.





Título Original: 9th Company - Russia / Finlandia 2005
Atores: Fyodor Bondarchuk, Aleksei Chadov, Mikhail Evlanov
Diretor: Fyodor Bondarchuk
Sinopse: Baseado em acontecimentos reais, 9º Pelotão relembra um ano na vida de um grupo de jovens soldados recrutados para servir no Afeganistão durante o último ano do conflito soviético. Esta é a história da dedicação destes soldados para com sua nação e seus companheiros enquanto defendiam heroicamente o Monte 3234 - uma batalha inútil que dizimou toda uma companhia enquanto enfrentava o inimigo sem saber que a guerra já havia terminado.
Curiosidades sobre o filme 9º Pelotão: Antes do início das filmagens, os jovens atores encontraram os veteranos do verdadeiro 9º pelotão, que lutaram na guerra no Afeganistão. - Os presidentes da Ucrânia e do Uzbequistão declararam seu apoio à produção do filme. - Cerca de 2 mil extras foram usados nas cenas de batalha. - As filmagens ocorreram entre 25 de maio e 12 de outubro de 2004. - Foi o representante da Rússia ao Oscar 2007 de melhor filme estrangeiro. o filme bateu o recorde de bilheteria na Rússia, arrecadando US$ 7,7 milhões em apenas 5 dias de exibição. - Foi o 1º filme feito na Rússia pós-comunista a ultrapassar a marca de US$ 20 milhões nas bilheterias locais. Foi lançado em vídeo no Brasil.



 Miklos Nyiszli (Allan Corduner) é um judeu que foi escolhido por Josef Mengele (Henry Stram) para trabalhar como patologista no campo de concentração de Auchswitz, em plena 2ª Guerra Mundial. Nyiszli vive com o dilema de ajudar a exterminar seu próprio povo ou garantir mais algum tempo de vida, que ele mesmo não sabe quanto será. Assim como ele existem diversos outros judeus, que foram os "Sonderkommandos", que pretendem se rebelar contra os nazistas. Até que, quando o motim está prestes a começar, eles descobrem uma garota de 14 anos que inexplicavelmente sobreviveu à câmara de gás.



Em 1964, Anderson (Gene Hackman) e Ward (Willem Dafoe) são dois agentes do FBI, de estilos radicalmente diferentes, com a missão de investigar a morte de três ativistas dos direitos civis no Mississippi, uma das atrocidades praticadas pelo grupo racista Ku Klux Klan nesse estado.








Década de 1980. Maria Altmann (Helen Mirren) é uma judia sobrevivente da Segunda Guerra Mundial que decide processar o governo austríaco para recuperar o quadro "Woman in Gold", de Gustav Klimt - retrato de sua tia que foi roubado pelos nazistas durante a ocupação. Ela conta com a ajuda de um jovem advogado, inexperiente e idealista (Ryan Reynolds).








Esta é uma adaptação do clássico conto de Robinson Crusoé, um marinheiro britânico, único sobrevivente de um naufrágio, que é levado pelas águas até uma remota ilha deserta. Enfrentando os desafios da natureza e vivendo em extrema solidão, Crusoé se vê forçado a lutar contra as armadilhas da própria mente, a fim de manter-se longe da loucura. Mas a grande ironia chega por meio de um nativo que Crusoé salva de uma tribo de canibais, o qual batiza de Sexta-feira. A necessidade urgente de companhia fará Crusoé confrontar seus princípios racistas, nascendo daí um laço tão grande de amizade como ele nunca havia conhecido. E é essa amizade peculiar que lhe dará forças para sobreviver a todas as adversidades e encontrar seu caminho de volta a civilização.



Título em português:O coração corajoso de Irena Sendler. Baseado na verdadeira história de Irena Sendler, uma assistente social polaca que durante a Segunda Guerra Mundial ajudou a salvar cerca de 2500 crianças Judias, contrabandeando-as para fora do Gueto de Varsóvia.







Alemanha (2008, Tempo 96 min.). John Halder é um homem bom e decente que tem uma família problemática. A esposa é neurótica, os filhos são exigentes e uma mãe doente. Professor de literatura, Halder explora as circunstância de sua vida pessoal num romance no qual defende a eutanásia. Quando o livro é subitamente inscrito numa lista de apoio à propaganda do governo, Halder vê sua carreira ascender numa corrente de nacionalismo e prosperidade. Mas é a partir disso que as escolhas de Halder causarão efeitos devastadores.




Terra e Liberdade (Ano:1995. Duração:109 min.) A crise desencadeada pela Primeira Guerra Mundial, aprofundada pela quebra da economia mundial após 1929, afetou praticamente todo o mundo, gerando grande desemprego e pobreza. Na Europa essa situação foi responsável pela "polarização ideológica", ou seja, pelo desenvolvimento das forças populares de esquerda e, ao mesmo tempo, das forças reacionárias fascistas. Na Espanha, essa situação foi responsável pela Guerra Civil, de 1936 a 39, quando um golpe militar, apoiado pelas forças de direita, provocou a divisão do país. O golpe, pretendia eliminar o regime republicano, instituído em 1931, responsável por uma série de reformas que desagradaram os setores mais conservadores do país, uma vez que os interesses de latifundiários e da Igreja Católica foram duramente atingidos. O conflito teve de um lado os republicanos apoiados pelos grupos de esquerda (comunistas e anarquistas) enquanto do outro lado encontravam-se os grupos fascistas e os setores mais conservadores da cidade. Enquanto a Alemanha e Itália ajudaram diretamente os fascistas espanhóis, Inglaterra e França adotaram uma política de neutralidade. A principal ajuda material foi dada pela União Soviética, que enviou armas e assessores, no entanto, o grande destaque do lado republicano, foi a das "Brigadas Internacionais", grupos de voluntários de vários países, que foram combater na Espanha. No inicio de 1937, as Brigadas tiveram papel importante na vitória sobre tropas italianas.


O Diário de Anne Frank (Das Tagebuch der Anne Frank). O primeiro filme biográfico alemão dedicado ao trágico destino de Anne Frank estreou no Festival de Berlim (Capital da Alemanha). Baseado em fatos reais, Anne Frank (Lea van Acken) foi uma jovem alemã de origem judia que com 13 anos foi morar com a família em um esconderijo, chamado por ela como Anexo Secreto, em Amsterdam, devido a perseguição dos nazistas. Por mais de dois anos no esconderijo, ela escreve seus pensamentos cotidianos. Uma jovem no limiar da vida adulta que, apesar das circunstâncias, é otimista expressando os seus sentimentos à flor da pele. Origem: Alemanha. Ano de produção: 2016. Para maiores informações sobre este primeiro longa-metragem sobre o Diário de Anne Frank produzido na Alemanha visite o link da Deutsche Welle (DW): Primeiro filme sobre Anne Frank na Alemanha



O Diário de Anne Frank (Minissérie). 
A Versátil e a IMG apresentam a versão integral da aclamada minissérie O Diário de Anne Frank (The Diary of Anne Frank), considerada a versão mais fiel do célebre livro. 
Com produção da BBC, a série foi supervisionada pela Fundação Anne Frank, que garantiu a veracidade da minuciosa reconstituição histórica. Emocione-se com a história real de Anne Frank, uma garota judia de 13 anos que ficou escondida com a família durante a ocupação nazista da Holanda. A partir de seu diário, acompanhamos a coragem de uma família e de um povo diante da barbárie do Holocausto. Com excelentes atuações e muita sensibilidade, O Diário de Anne Frank é uma lição de humanismo que deve ser vista por todos. Ano de Produção: 2009. País:Inglaterra. Com legenda em português.Duração: 150 minutos. Extras: Depoimento do primo de Anne Frank (14 min.)


O Sorriso de Mona Lisa (Mona Lisa Smile). O título é uma referência à Mona Lisa, pintura famosa de Leonardo da Vinci. O filme recria a atmosfera e os costumes do início da década de 1950. Conta a história de Katherine Watson (interpretada pela atriz Julia Roberts) uma professora de História da Arte recém-formada da UCLA. Foi contratada para lecionar no ano de em 1953. Enfrenta uma escola feminina, tradicionalista, onde as melhores e mais brilhantes jovens mulheres dos Estados Unidos recebem uma dispendiosa educação para se transformarem em cultas esposas e mães. No filme a professora irá tentar abrir a mente de suas alunas enfrentando a administração da escola e as próprias garotas. O maior desafio para essa professora será fazer com que suas alunas assumam sua identidade cultural como ser social e histórico. Esse filme nos traz a visão mais ampla de novos conhecimentos. Ano: 2003. País: Estados Unidos. Drama. Tempo: 114 min.


 Uma lição de vida (ou O aluno - The Firts Grader). O filme “Uma Lição de Vida ” ou “O Aluno” (The First Grader, direção de Justin Chadwick, Reino Unido, BBC Films, 2010) é um daqueles filmes que emociona e continua rodando na nossa cabeça depois que termina. Baseado em fatos reais, conta a história de Kimani N’gan’ga Maruge, um

Obrigado por compartilhar. Lembre-se de citar a fonte: http://www.ensinarhistoriajoelza.com.br/licao-de-vida-filme-inspirador/ - Blog: Ensinar História - Joelza Ester Domingues
O filme “Uma Lição de Vida ” ou “O Aluno” (The First Grader, direção de Justin Chadwick, Reino Unido, BBC Films, 2010) é um daqueles filmes que emociona e continua rodando na nossa cabeça depois que termina. Baseado em fatos reais, conta a história de Kimani N’gan’ga Maruge, um

Obrigado por compartilhar. Lembre-se de citar a fonte: http://www.ensinarhistoriajoelza.com.br/licao-de-vida-filme-inspirador/ - Blog: Ensinar História - Joelza Ester Domingues
O filme conta a história do queniano que lutou para estudar aos 84 anos de idade. Baseado em fatos reais, o filme conta a história de Kimani N'gan'ga Maruge (Oliver Litondo), um queniano de 84 anos que está determinado a aproveitar sua última chance de ir à escola. Desta forma, para aprender a ler e escrever, ele terá que se juntar a crianças de seis anos de idade. No ano de 2009 Maruge foi parar na Casa Branca (EUA), já octogenário lutou para aprender a ler e a escrever em seu país e sua história, real o levou a palestrar nos Estados Unidos. Maruge teve que enfrentar todo tipo de adversidade em nome da educação. Ex-combatente de um grupo de revolucionários que lutou contra os ingleses pela independência do Quênia (a Revolta Mau-Mau lutou entre 1952 e 1963 e foi decisiva para a Independência do Quênia em 1963, que foi ocupada pelos colonizadores britânicos desde 1888), aos 84 anos, ele recebe uma carta da Presidência de seu país e resolve se matricular em uma escola primária com o objetivo de decifrá-la. Rapidamente sua história vira notícia e desperta a inveja da comunidade local, a ira de pais e a ganância de burocratas que acham que Maruge estaria lucrando com a publicidade alcançada. Com um passado sofrido Maruge obtém o apoio da professora Jane Obinchu. Tudo isto se desenrola num cenário ainda marcado pela rivalidade entre etnias. Ano: 2004. Tempo: 120 min. País: Reino Unido. Biografia, Drama.


Palmeiras en la nieve. Em 1953, os irmãos Jacobo (Alain Hernández) e Kilian (Mario Casas) viajam até a ilha da Guiné Equatorial para trabalhar em uma plantação de café. No local, Kilian se apaixona por uma nativa, um amor proibido na época. Meio século depois, Clarence (Adriana Ugarte) descobre acidentalmente uma carta esquecida por anos que a faz viajar até a ilha onde seu pai, Jacobo, e seu tio moraram durante anos. Em um território exuberante, sedutor e perigoso, ela descobre os segredos da família, turbulências passadas que atingem o presente. Tudo começou em 1953 quando Kilian deixa a montanha de neve de Huesca para começar com o seu irmão, Jacobo. A viagem em direção a uma terra desconhecida, distante e exótica, a ilha de Fernando Poo. Neste território exuberante e sedutor, ele espera encontrar seu pai, um fazendeiro veterano, onde cresceu e colheu um dos melhores cacaus do mundo. Nesse terra os irmãos descobrem a vida social da colônia em comparação com uma Espanha fria e cinza, compartilhando o duro trabalho duro para obter o perfeito cacau Sampaka. Aprendem as diferenças e semelhanças culturais entre colono e indígena. Conhecem o significado da amizade, da paixão, do amor e ódio. Porém, um deles cruzou uma linha proibida e invisível ao se apaixonar por uma nativa. Seu amor por ela, enquadrado em circunstâncias históricas complexas, é a ligação especial criada entre os colonos e os nativos da ilha. Isso vai transformar a relação dos irmãos, irá mudar o curso de suas vidas e será a fonte de um segredo cujas consequências ultrapassarão o presente. Ano: 2015. País: Espanha. Duração: 2h43min. Drama.


Em nome do pai (In the name of the father). Na década de 70, um atentado do IRA mata cinco pessoas num pub de Guildford, cidade próxima à Londres. Gerry Conlon (Daniel Day-Lewis) é um jovem rebelde irlândes que acaba sendo injustamente acusado pelo crime, e pega prisão perpétua junto com outros três amigos. Giuseppe Conlon (Pete Postlethwaite), seu pai, tenta ajudá-lo, mas é condenado também. Enquanto Gerry tem que desenterrar suas forças mais profundas para lidar com a injustiça de estar preso, ele consegue a ajuda da advogada Gareth Peirce (Emma Thompson), que passa a investigar as irregularidades do caso. O contexto é o conflito entre irlandeses e ingleses, protestante e católicos, o domínio inglês na parte norte da ilha da Irlanda. O Exército Republicano Irlandês, mais conhecido como IRA (do inglês Irish Republican Army) foi um grupo paramilitar católico que intenciona que a Irlanda do Norte separe-se do Reino Unido e que fosse anexada à República da Irlanda. O IRA decretou o fim da luta armada no ano de 2005. País: Irlanda, Reino Unido. Ano: 1994. Drama. Tempo: 2h12min.


71 Esquecido em Belfast. No ano de 1971, o jovem e inexperiente soldado inglês Gary é mandado para Belfast, cidade localizada na Irlanda do Norte. O lugar está passando por uma turbulência social, dividido pela religião e pela política e separado em áreas protestantes e em distritos nacionalistas, principalmente católicos, cujos habitantes se opõem ao domínio britânico. Após um motim, Gary acaba sendo abandonado em uma zona de guerra completamente imprevisível. Sozinho, ferido e aterrorizado, ele se torna um peão dentro de um conflito brutal. Aborda a ação do IRA (Exército Republicano Irlandês, em inglês Irish Republican Army) . País: Reino Unido. Ano: 2014. Tempo: 1h40min.


Michael Collins, o preço da liberdade. O papel do líder rebelde Michael Collins na independência da Irlanda, depois de 700 anos sob o domínio da Inglaterra, foi crucial. Sua atuação se destaca a partir de 1916, depois do massacre de milhares de cidadãos irlandeses pelo exército britânico. Em 1916, na Irlanda, Michael Collins (Liam Neeson) é preso em virtude de participar de uma manifestação contra a presença inglesa em seu país. É neste período que ele passa a acreditar que a guerrilha poderá levar seus compatriotas ao fim de uma submissão ao governo inglês. Assim é criado o Exército Republicano Irlandês, o IRA, conseguindo em 1921 realizar o primeiro acordo de paz com os ingleses, quando fundou a República da Irlanda do Norte. Mas a paz almejada foi apenas o início de um conflito entre Irlanda do Norte e Inglaterra. País: Reino Unido, Irlanda, EUA. Ano: 1996. Drama, Guerra, Biografia, Político. Tempo: 2h13.





Ventos da Liberdade (The Wind that Shakes the Barley). Irlanda, 1920. Os trabalhadores do interior do país se organizam para enfrentar os esquadrões britânicos que chegam para sufocar o movimento pela independência. Cansado de testemunhar tanta brutalidade, Damien (Cillian Murphy), um jovem estudante de medicina, abandona tudo para juntar-se ao irmão Teddy (Padraic Delaney), que já aderiu à luta armada. Quando as táticas não-convencionais dos irlandeses começam a abalar a supremacia dos soldados britânicos, o governo se vê forçado a negociar e os dois lados discutem um acordo de paz. Nesse momento, na Irlanda, aqueles que estavam unidos pela independência se dividem entre os que são a favor e os que são contra o acordo, deixando os irmãos em lados opostos de uma nova guerra, agora interna. País: Espanha, Itália, Irlanda, Alemanha, Reino Unido. Ano: 2006. Drama, Guerra. Tempo: 2h04min. 

 

Em nome da Honra. Patrick Chamusso, um trabalhador sul-africano que não se interessa por política, é preso pela polícia do apartheid (Regime segregacionista) como suspeito da explosão de uma refinaria. Sob tortura, ele diz ser capaz de confessar o crime, mesmo que não o tenha cometido. A partir daí, ele entra para a luta armada contra o regime supremacista da África do Sul (colonizada primeiramente pelos holandeses e depois pelos ingleses). Essa decisão, tomada em um ímpeto de raiva, é a sua tentativa de se vingar de um governo que lhe causou tanta injustiça e sofrimento. País: França, Inglaterra, África do Sul, EUA. Ano: 2006. Drama, Ficção. Tempo: 1h41min.


 Diamante de Sangue (Blood Diamond). Quando a Guerra Civil se enfurece na década de 1990 em Serra Leoa (África), dois homens, um branco sul-africano mercenário e um pescador negro, se juntam em uma busca para recuperar uma joia rara que tem o poder de transformar suas vidas. Com a ajuda de uma jornalista norte-americana, os homens embarcam em uma jornada perigosa através do território rebelde para conseguir seu objetivo.  Tendo como contexto a guerra civil em Serra Leoa nos anos de 1990, o filme retrata a história do ex-mercenário do Zimbábue Danny Archer, (nome colonial era Rodésia) que contrabandeava os diamantes (usados para financiar a compra de armas para a guerra), e Solomon Vandy, um pescador da etnia Mende. Ambos são africanos, mas suas histórias e circunstâncias de vida são totalmente diferentes. Archer é branco e Solomon, um pescador negro. Até que o destino os reúne numa busca para recuperar um raro diamante rosa, o tipo de pedra que pode transformar uma vida... ou acabar com ela. Solomon, que foi separado da família em um dos ataques do grupo rebelde Força Revolucionária Unida (FRU) e forçado a trabalhar nos campos de diamante, encontra a pedra extraordinária, um raro e grande diamante rosa e se arrisca a escondê-la no pé, certo de que, se for descoberto, será morto na hora. Mas ele também sabe que com o diamante poderia não só salvar a esposa e as filhas de uma vida de refugiadas, como também ajudar a resgatar seu filho de um destino muito pior como soldado infantil. Archer, que vivia da troca de diamantes por armas, fica sabendo da pedra de Solomon enquanto está na prisão por contrabando. Ele sabe que um diamante como esse só se encontra uma vez na vida – e vale o bastante para ser seu passaporte de saída da África, da violência e da corrupção no qual ele era um ótimo jogador.  Ano: 2006. País: Alemanha, EUA. Ação, Aventura. Tempo: 2h23min.


Maruge lutou pela liberdade de seu país, foi preso e torturado. Em 2003, após ouvir um comunicado do governo sobre um programa de “Educação para todos”, decidiu se matricular em uma escola primária. Na ocasião, Maruge tinha 84 anos.

© 2018 | Todos os direitos deste material são reservados ao Por dentro da África, conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida. http://www.pordentrodaafrica.com/cultura/o-aluno-filme-conta-a-historia-de-queniano-que-se-matriculou-em-e
Maruge lutou pela liberdade de seu país, foi preso e torturado. Em 2003, após ouvir um comunicado do governo sobre um programa de “Educação para todos”, decidiu se matricular em uma escola primária. Na ocasião, Maruge tinha 84 anos.

© 2018 | Todos os direitos deste material são reservados ao Por dentro da África, conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida. http://www.pordentrodaafrica.com/cultura/o-aluno-filme-conta-a-historia-de-queniano-que-se-matriculou-em-e
Filme conta a história de queniano que lutou para estudar aos 84 anos

© 2018 | Todos os direitos deste material são reservados ao Por dentro da África, conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida. http://www.pordentrodaafrica.com/cultura/o-aluno-filme-conta-a-historia-de-queniano-que-se-matriculou-em-eo
Filme conta a história de queniano que lutou para estudar aos 84 anos

© 2018 | Todos os direitos deste material são reservados ao Por dentro da África, conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida. http://www.pordentrodaafrica.com/cultura/o-aluno-filme-conta-a-historia-de-queniano-que-se-matriculou-em-e
Filme conta a história de queniano que lutou para estudar aos 84 anos

© 2018 | Todos os direitos deste material são reservados ao Por dentro da África, conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida. http://www.pordentrodaafrica.com/cultura/o-aluno-filme-conta-a-historia-de-queniano-que-se-matriculou-em-e
Filme conta a história de queniano que lutou para estudar aos 84 anos

© 2018 | Todos os direitos deste material são reservados ao Por dentro da África, conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida. http://www.pordentrodaafrica.com/cultura/o-aluno-filme-conta-a-historia-de-queniano-que-se-matriculou-em-e
Filme conta a história de queniano que lutou para estudar aos 84 anos

© 2018 | Todos os direitos deste material são reservados ao Por dentro da África, conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida. http://www.pordentrodaafrica.com/cultura/o-aluno-filme-conta-a-historia-de-queniano-que-se-matriculou-em-e

Comentários