1ºAno/EM


Primeiras palavras


Saudações aos estudante que estão iniciando uma nova etapa na sua formação educacional, bem vindos ao Ensino Médio. Este espaço virtual será utilizado para ampliar nossos encontros semanais que irão ocorrer na escola, nas aulas de História (não se esqueça, a presença é obrigação). Aqui serão postadas orientações referente aos trabalhos, pesquisas, exercícios, atividades diversas que terão por objetivo possibilitar uma melhor e maior compreensão dos diferentes conteúdos que serão ministrados nas nossas aulas de História. Desejo a você sucesso frente ao novo desafio. Um grande abraço. 

1ª Atividade: As realizações humanas no tempo e no espaço


A História pode ser percebida em pequenos acontecimentos, em pequenos movimentos, em pequenas marcas registradas ao longo da jornada da espécie humana. Alguns destes pequenos acontecimentos se tornaram símbolos do avanço técnico e cultural da humanidade (observe as imagens acima). Reflita por que certos acontecimentos se tornam "conteúdos de história" e outros não.

Pirâmide Gizé - Egito

Jornal Zero Hora, 08/06/2006, p. 18 - Informe econômico (Sábado).

Para concluir esta etapa nos dedicaremos a analisar a relação entre História e Imagem. O que nos podem revelar as imagens acima? O que nos é possível refletir a partir das imagens aqui utilizadas?


        Abaixo temos uma representação de um Sítio Arqueológico, local onde trabalham os(as) arqueólogos(as) pesquisando os artefatos construídos pelo ser humano ao longos do tempo. Este tipo de pesquisa exige a reunião de diferentes especialistas de diversas áreas do conhecimento. Observe as diversas tarefas desenvolvidas numa pesquisa de campo da arqueologia.



2ª  Atividade:

Agora iremos dar continuidade as nossas reflexões sobre cultura. A História dedica-se ao estudo da ação do ser humano ao longo do tempo. Assim sendo tempo e espaço são categorias fundamentais para compreendermos a História. Cada cultura estudada se encontra num determinado tempo e espaço e saber disto faz toda a diferença para um melhor conhecimento dos diferentes povos. Isto se aplica para a Antiguidade, caso do nosso estudo neste trimestre, como para todos os demais acontecimentos históricos inclusive para o nosso atual período histórico, Idade Contemporânea, pois nossa forma de ser está atrelada a nossa concepção de cultura e pelas diferentes maneiras que ela pode ser expressa. Nossa cultura ou seria melhor dizer nossas culturas estão diretamente relacionadas com o tempo no qual vivemos e com o espaço no qual existimos, isto faz com que nossas expressões culturais tenham significados para as pessoas. Imagine como seria falar em "blog" com um estudante brasileiro da década de 1950 por exemplo? Esta tecnologia não fazia parte daquela época, logo não estava expresso naquela cultura. Enfim, cultura pode ser um belíssimo meio para estudarmos a ação do ser humano ao longo da História. Veja as imagens nos links abaixo e depois continuamos nossa conversa.







Todas estas imagens (iconografias) nos remetem ao passado, num determinado tempo (a.C./d.C) e espaço (local, região, país etc.) e a civilizações antigas. Tendo em mente a relação ser humano e cultura, quais seriam as reflexões possíveis provocadas pelas imagens vistas? O que nos possibilitam pensar sobre os povos que as realizaram? O que nos é possível saber ou imaginar sobre estes povos e sua cultura?



Vídeo: O Mundo Grego (Grécia Antiga)





Vídeo: Roma Antiga








Vídeo: Feudalismo (Idade Média)





Vídeo: Crise do Feudalismo (Idade Média)




Vídeo: Feudalismo (Idade Média).


A vida na Idade Média

           No link abaixo você encontrará um belo texto sobre a vida cotidiana na Idade Média, tratando dos feudos medievais, da Igreja Medieval. Apresenta também imagens de castelos, fortalezas, cidades mudadas, igrejas e demais construções do período medieval. Vale a pena conferir. Boa leitura. 

 
Alguns construções são reconhecidas como obras históricas, tornaram-se patrimônio da humanidade. Qual seria o significado de um patrimônio histórico? Toda obra é uma patrimônio histórico? Qual a relação entre cultura e patrimônio histórico? Qual a influência do ser humano sobre os patrimônios históricos?

Comentários